Windhoek é a capital da Namíbia, o nome para nós brasileiros é um pouco estranho e por um bom tempo eu falei o nome errado , a pronuncia em português é “ VINDUQUE” a cidade possui 230 mil habitantes e concentra a maior parte dos habitantes do país.
O clima em Windhoek é semiárido com dias quentes e noites mais frescas por isso ao organizar as malas é importante mesclar as roupas e colocar agasalhos e peças mais leves e nunca esquecer o filtro solar e o repelente.
Windhoek foi nossa cidade base, em nossa estadia escolhemos o hotel Pension Steiner no centro próximo ao shopping Werhil Park. O hotel foi uma boa surpresa com funcionários educados, café da manhã farto, quarto grande, uma área de piscina e estacionamento com segurança.
Antes de começar a ler as dicas sobre o que fazer na cidade, é importante ficar atento aos horários, o comércio em Windhoek fecha às 6 da tarde e se você não se organizar e comprar as coisas mais cedo poderá ficar sem nada.
Quase aconteceu com a gente, estávamos passeando pelo shopping e faltando 5 minutos para as 6 as lojas começaram a baixar as portas e em pouco tempo o movimento sumiu e tivemos que correr para comprar água e comida no Pic n Pay para o dia seguinte da viagem.
Depois que o comércio fecha a cidade fica muito vazia, por isso não é recomendável circular a pé pelo centro.
O que visitar em Windhoek
– Christ Church
Começamos nosso tour visitando a simpática igreja que é o cartão postal da cidade. A Christ Church que começou a ser erguida em 1907 mescla os estilos neo romântico, art nouveau e gótico e sua torre possui 24 metros de altura
-Independence Memorial Museum
Localizado atrás da Christ Church esse imponente monumento foi projetado e construído pela empresa norte coreana Masudae Overseas Project e inaugurado em 2014.
– National Art Gallery of Namibia
Fundada em 1990 a Galeria Nacional de Artes da Namíbia é uma grande incentivadora da arte do país, nela é possível ver obras de artistas locais e também a exposição permanente de arte africana e europeia.
-Zoo Park
Quando eu li o nome “ Zoo Park” no mapa turístico da cidade fiquei imaginando que seria um zoológico mas me equivoquei. Ao chegar lá me deparei com uma praça com alguns moradores de rua e nada de animais. O nome acaba nos induzindo ao erro.
– Namecrafts Feira de Artesanato
Para quem é louco por artesanato esse é o lugar, é possível encontrar todos os tipos de artesanato local, girafas gigantes, animais em miniatura, bijuterias, roupas, tapetes, cosméticos, bebidas, tem de tudo um pouco.
Onde Comer?
Em Windhoek não deixe de visitar o Joe’s Beerhouse, o restaurante é o mais famoso da cidade, e por isso atrai muitos turistas e a espera por uma mesa é grande então chegue cedo.
O restaurante tem uma decoração meio kitsch africana apocalíptica e serve a famosa cerveja do país a Windhoek que possui o mesmo nome da cidade.
Para os amantes de carnes exóticas é possível experimentar o “ Bushman Sosatie” que é uma sequencia com 5 diferentes tipos de carnes que são frango, Springbok, Oryx, Kudu e a Zebra. Confesso que comi morrendo de pena, mas depois eu experimentei eu amei, a carne é muito suculenta, saborosa e macia.
Visitou a Namíbia, tem outras dicas, compartilhe com a gente aqui nos comentários.