Israel

Como ir para Petra na Jordânia de carro saindo Israel

Diferente de outros países do Oriente Médio Israel e Jordânia possuem relações diplomáticas e é possível entrar na Jordânia pela fronteira terrestre.

Neste post eu vou explicar como cruzar a fronteira entre Israel e Jordânia por terra e como se locomover de carro depois.

Quando eu planejei minha viagem para o Oriente Médio eu resolvi incluir Jordânia e Egito no meu roteiro e a forma mais econômica de viajar para o Egito é saindo de Amã na Jordânia, como estávamos em Eilat no sul de Israel cidade que faz fronteira com Jordânia resolvemos incluir Petra no roteiro e cruzar a fronteira a pé.

Durante a viagem pelo território de Israel cruzamos todo o país em um carro alugado com placa de Israel como não é permitido que carros de Israel circulem pela Jordânia devolvemos o carro na locadora de Eilat e reservamos previamente um carro pela internet na locadora de Aqba (Jordânia. Para chegar na fronteira pegamos um táxi que nos deixou na fronteira.

Algumas pessoas sempre me perguntam por que devolvemos o carro alugado ao invés de deixar em um estacionamento em Eilat como muitos turistas fazem, simples a nossa volta para Israel era via fronteira de Amã que está mais próxima de Jerusalém que foi um dos nossos pontos de base.

Cruzando a fronteira a pé

Como carros não são permitidos cruzamos a fronteira a pé, o primeiro passo é validar a saída de Israel e pagar 102 NIS que equivale a mais ou menos 20 euros (um procedimento um pouco demorado) e depois entrar no do lado jordaniano e fazer todo processo de entrada no país pagando o visto que é tirado na hora e cobrado de acordo com a quantidade de dias que você irá ficar, quanto mais dias você fica mais barato ele sai. No nosso caso pagamos o mais caro porque só ficaríamos dois dias.

Depois de fazer todo o processo chatinho e finalmente entrar no país, pegamos um taxi até um hotel onde ficava a agência da locadora de carros, por se tratar de um lugar turístico os taxistas acabam tentando levar vantagem para evitar esse tipo de situação confira os valores tabelados das corridas que fica exposto perto do ponto de taxi e não pague nada a mais, eles sempre vão tentar cobrar taxas ou inventar algo.

Outro alerta, diferente dos carros de Israel o aluguel de carro na Jordânia custa caríssimo e os carros são todos velhos e arranhados, então preste bastante atenção e verifique todas as avarias do carro porque no fim eles tentaram te cobrar por problemas já existentes.

De Aqba para Wadi Musa

Depois de fazer todo o processo de entrada no país e a retirada do carro na locadora pegamos  124km de estrada rumo a Wadi Musa cidade que é a porta de entrada para o parque onde está localizada Petra.

Dicas importantes para dirigir pelas estradas da Jordânia:

– a maior parte do trajeto é só deserto, certifique-se que o tanque esteja cheio

– durante o trajeto fomos parados e várias blitz de segurança

– colocamos uma bandeira do Brasil no porta malas enfeitando o carro, isso ajudou muito nas blitz e ajudou a criar um clima mais simpático.

– cuidado com os caminhos que o GPS manda você entrar quando chegar em Wadi Musa que acaba te jogando em estradas de terra desnecessárias.

– compre água e um lanchinho antes de pegar a estrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *