Equador

Vulcão Quilotoa: um dos lugares mais lindos do Equador

O Vulcão Quilotoa está localizado a 89km de distância da capital do país Quito e a 3900 metros de altitude em relação ao nível do mar entre os planaltos do Equador e pertence a pequena cidade de Quilotoa.  

Atualmente o vulcão está inativo e o grande lago de cor turquesa de 3km de diâmetro e 250 metros de profundidade se formou após uma grande erupção em 1280 e foi considerada uma das maiores erupções da história.

A cor turquesa do lago é o resultado da combinação de diferentes minerais que se dissolvem e se misturam a água.

Como chegar

As estradas do Equador são cheias de subidas e curvas e os motoristas são um pouco imprudentes, viajamos para Otavalo saindo de Quito em um carro alugado e sentimos um pouco de medo, então para evitar stress e curtir a viagem mais tranquila acabamos optando por contratar um tour em uma agência que o hotel nos indicou.

O Vulcão Quilotoa está no meio do caminho entre Quito e Baños e é muito comum encontrar agências que ofereçam o tour de um dia saindo de ambas as cidades.

O que levar durante o passeio

Por estar localizado a 3900 metros de altitude lá faz bastante frio, venta e faz sol, então coloque na mochila luvas, cachecol, calçado confortável para caminhar, óculos de sol, boné ou touca, protetor solar, um lanchinho e bastante água, estando em uma altitude elevada é muito importante manter a hidratação para que você não se sinta mal, leve também roupas de chuva porque o clima costuma mudar e s vezes pode chover e garoar, remédios para enjoos também ajudam.

Mal de atitude

Por estar localizado a quase 4 mil metros de altitude é comum que turistas se sintam lentos, enjoados, com dores de cabeça e cansaço, para evitar esse tipo de mal não faça esse passeio nos primeiros dias de viagem, espere um pouco até que seu corpo se acostume com a altitude em Quito, mas caso você não tenha tempo para o corpo aclimatar leve remédios para enjoos, dores de cabeça e capriche na hidratação, se manter hidratado é muito importante.

Tour de um dia

No tour de um dia que fizemos saindo de Quito a primeira parada é Latacunga uma cidade com uma grande feira de frutas e legumes orgânicos, o Equador é um dos países que mais produz produtos orgânicos no mundo.

Logo após é feita uma parada em uma réplica de uma casinha feita de madeiras e folhas secas como viviam os antigos, dentro dela tem uma criação de cuy que é um roedor que se parece um porquinho da índia e é muito apreciado na culinária local.

A última parada do passeio é em uma outra cratera seca somente uma  para tirar fotos.

Chegada no Quilotoa

Ao chegar no Quilotoa são passadas algumas orientações para os turistas e é cobrada uma taxa de 2 dólares para fazer a visitação, é possível fazer uma caminhada e descer até a margem da lagoa, e na margem é oferecido aluguel de caiaque, no dia da minha visita eu senti bastante a altitude e acabei optando por não descer até a margem, fiz um circuito menor até mais ou menos a metade onde se tem uma boa visão do lago.

Para quem gosta de artesanato, ao lado do mirante do lago tem uma feirinha com peças produzidas pelas artesãs locais, muitos objetos da cultura andina com preços ótimos.

A água é própria para banho?

Não, além de estar localizado em um lugar super gelado, os altos níveis de minerais encontrados na água acabam deixando-a tóxica e imprópria para o banho.

Hospedagem

Caso você queira se hospedar próximo do Quilotoa a cidade que é usada como base é Latacunga, cidade de aproximadamente 52 mil habitantes é formada por maioria andina e possui arquitetura colonial e várias igrejas para se visitar.

E você já visitou o Equador? Deixe seus comentários com dicas aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *