Cada ano que passa a África do Sul recebe mais e mais turistas que vão em busca dos seus famosos vinhos. A região de Cape Town possui o clima perfeito para plantação de uvas por ser temperado e bem parecido com o clima mediterrâneo.
Os primeiros vinhedos foram implementados no século XVIII pelos holandeses durante o período colonial. A Cidade do Cabo era um ponto estratégico na rota para as índias e a produção de alimentos e bebidas servia para reabastecer os navios que chegavam da Europa.
A produção de vinhos sul-africanos está localizada em Cape Town e região e as mais importantes estão nos distritos de Stellenbosch, Constantia, Paarl e Franschhoek.
A uva mais conhecida na produção de vinhos sul africanos é a pinotage, uma uva tinta surgida em 1925, do cruzamento da Pinot Noir e da Cinsault que também é conhecida como “hermitage” e da junção desses dois tipos de uva nasceu a “ Pinotage”.
Visitando as vinícolas
Como todos nós sabemos bebida e direção não combinam, e na África do Sul a tolerância é zero! Quem for pego dirigindo alcoolizado poderá perder a carteira e até ser preso.
Para evitar qualquer tipo de chateação e poder beber tranquilamente os melhores vinhos do país é recomendável contratar um tour, existem várias agências que oferecem esse tipo de serviço com diversos tipos de atrações e visitas guiadas.
Meu tour
Seguindo a indicação de um dos meus amigos do intercâmbio contratei um tour de um dia inteiro que incluía a visitação de 5 diferentes vinícolas as “wine farms”, com degustação de 5 tipos de vinho em cada uma delas ( vocês já imaginam o estrago).
Vergenoegd Löw Wine State
A primeira parada foi na minha favorita a “ Vergenoegd Löw” , o passeio já teria valido a pena só com essa visita. Essa vinícola de nome difícil para nós brasileiros possui um método orgânico de produção dos vinhos e controle de pragas.
Para o controle de pragas são utilizados patos, e duas vezes ao dia eles fazem a famosa “ Duck Parede” que é o desfile dos patos pela fazenda, este é o momento mais aguardado por quem visita a Vergenoegd Löw. Os patos são super mansinhos e fazem a alegria dos adultos e das crianças. Outra curiosidade é que os dejetos dos patos são utilizados como adubo orgânico nas plantações de uva.
Caso você decida visitar por conta própria entre em contato com a administração para saber o horário certo da Duck Parade, como estávamos em um tour privado já estava tudo programado.
Lovane Boutique Wine Estate
A segunda parada foi na Lovane Boutique Wine Estate, fizemos uma visita guiada pela fazenda que também funciona como hotel boutique, conhecemos o depósito de tonéis onde os vinhos são envelhecidos e após o tour aprendemos um pouco como harmonizar vinhos com diferentes tipos de chocolates.
Lovane Boutique Wine Estate Lovane Boutique Wine Estate Lovane Boutique Wine Estate Lovane Boutique Wine Estate Lovane Boutique Wine Estate
Middelvlei
Na terceira parada visitamos a vinícola Middelvlei para almoçar, nos foi servido de entrada uma sopa deliciosa e uma salada com espetos de carne grelhados e sanduiche de queijo, acompanhados claro de bastante vinho. Logo após o almoço passeamos pela fazenda e visitamos as instalações onde os vinhos são produzidos e depois desse passeio fizemos uma pausa para relaxar e desfrutar um pouco do lugar.
Middelvlei Middelvlei Middelvlei Middelvlei Middelvlei
Slaley
Na quarta parada visitamos a vinícola Slaley, todos já estavam um pouco altinhos e melhores amigos de infância. A sommelier da fazenda nos ensinou a harmonizar os diversos tipos de vinho da casa com biltong, que é um tipo de carne seca curada típico da África do Sul, o processo de produção desse tipo de carne é bem semelhante a carne de charque , outro fato interessante sobre essas carnes é que são utilizados animais da fauna local na produção e o mais comum é o springbok um tipo de antílope das savanas.
SlaleySlaley Slaley Slaley Slaley
Mitre’s Edge
A quinta e última parada foi na Mitre’s Edge, nessa charmosa fazenda familiar que funciona desde 1969 nos foi ensinado como harmonizar diferentes tipos de vinhos com diferentes tipos de queijos.
Mitre’s Edge Mitre’s Edge Mitre’s Edge Mitre’s Edge
Dica de Ouro
A dica de ouro que eu dou é tome um engov, eu não tomei e no dia seguinte a ressaca foi forte. O passeio valeu muito a pena, em todas as wine farms fomos muito bem recebidos.
Visitando Cape Town não deixe de visitar as wine farms e compartilhe com a gente nos comentários mais dicas sobre a África do Sul.