A Playa de Los Perros ou Praia dos Cachorros traduzindo para o português, diferente do que muita gente imagina tem de tudo menos cachorros. Essa praia é conhecida por ser o habitat de iguanas marinhas, pelicanos, caranguejos, leões marinhos e um dos símbolos da ilha o mergulhão pata azul.
O local é bem quente, boa parte da paisagem é composta por pedras negras e uma vegetação bastante árida, então capriche no protetor solar e se possível vá de tênis e com uma meia mais grossa para evitar se machucar nos espinhos da vegetação e nos galhos secos.
Muita gente deve estar se perguntando o porquê do nome ser Praia de Los Perros ou Praia dos Cachorros, antigamente alguns moradores abandonaram cachorros domésticos na ilha e eles se reproduziram e começaram a caçar as iguanas e outros animais para se alimentar e sobreviver, isso gerou uma grande dor de cabeça para as autoridades sanitárias locais pois estavam causando desequilíbrio ecológico e influenciando no ecossistema da ilha.
Para resolver este problema o Parque Nacional elaborou um plano para eliminar os cachorros e preservar a vida das iguanas e das outras espécies endêmicas (que só são encontradas lá).,
Atualmente para ter um cachorro doméstico na ilha é preciso seguir algumas regras impostas pelo parque nacional para evitar que aconteça o que aconteceu na Playa de los Perros no passado.
Para chegar na Playa de Los Perros você irá gastar mais ou menos oito minutos em lancha rápida saindo o porto de Puerto Ayora, o desembarque é feito de acordo com a altura das marés, em caso de maré alta o desembarque é feito pelo canal e em caso de maré baixa é feito pelo píer.
Nessa praia não é possível se banhar e nem acampar, somente observar. Nós fizemos esse tour com uma agência de turismo que nos levou também neste mesmo passeio em Las Grietas e Las Salinas.