Quando comecei a planejar minha viagem para Santo Domingo na República Dominicana eu me deparei com algumas fotos de uma gruta com um lago azul lindo e comecei a me informar mais sobre este lugar e acabei descobrindo que ele estava localizado a apenas 8km de distância da Zona Colonial de Santo Domingo, quem me guiou neste passeio foi uma amiga dominicana, mas eu pesquisei sobre o lugar e darei as dicas de como visitar o Parque Los Tres Ojos.
Esquecido durante séculos, foi redescoberto em 1916 durante a ocupação dos Estados Unidos que durou entre 1916 a 1924.
Em 1972 o conjunto de cavernas e lagos foi declarado zona protegida e transformado em um parque com o nome Parque de Los Tres Ojos, o nome é uma referência as três lagos subterrâneas que existiam no lugar e tempos depois foi descoberta uma quarta lagoa, a maior de todas que está localizada ao ar livre.
A caverna do Parque de Los Tres Ojos se formou a milhares de anos com o desmoronamento de parte da caverna subterrânea e foi assim que partes do rio que ali corria foram deixadas a mostra.
Visitando os lagos:
Lago de Azufre
O primeiro lago da visita é o Lago de Azufre, depois de descer todos os degraus de uma escadaria você irá se deparar com um lago de 3 metros de profundidade e uma tonalidade de azul lindo.
La Nevera
Este lago ganhou o nome de La Nevera porque a luz direta do sol não chega até lá e ao descer até próximo do lago você começará a sentir a mudança de temperatura e se sentir dentro de uma “nevera” que significa geladeira em espanhol.
É neste lago que você poderá pegar uma mini balsa puxada por fios que levará ao lago Los Zaramagullones
Los Zaramagullones
O lago Los Zaramagullones é o maor de todos com 200 metros de circunferência e 6 metros de profundidade, seu nome é uma homenagem a uma espécie de pato migratório que passam por lá.
Para chegar no Lago Los Zaramangullones é preciso pegar uma mini balsa que é paga a parte, ela ira te conduzir até a grande cratera cercada por árvores, arbustos e pedras você terá a visão debaixo, depois deste passeio volte pelo mesmo caminho e siga as placas com as orientações que levam ao mirante. No mirante você irá ter uma visão panorâmica de cima do Lago Zaramagullones emoldurado pelas pedras e árvores é imperdível, não deixe de visitar.
Lago de Las Damas
O Lago de Las Damas é o menor deles com apenas 3 metros de profundidade e por ser mais escondido ele era utilizado no passado pelas mulheres que queriam nadar com mais privacidade sem ser incomodadas, por isso ele ganhou esse nome.
Como Chegar:
A forma mais fácil de visitar o Parque Tres Ojos é chamando um Uber, alguns turistas relataram dificuldades de encontrar taxistas próximos do parque, caso você esteja sem um chip de celular com internet para chamar o Uber da volta combine um horário com o motorista que levou para te buscar, isso é muito comum lá e eles já estão acostumados, só não esqueça de combinar os valores antecipadamente para não ter surpresas depois.
Dicas:
Visite o parque nas primeiras horas do dia que são mais frescas ou a tarde que é quando os raios solares refretem nas águas dos lagos realçando as cores.
Use repelente, protetor solar, roupas leves, calçados confortáveis e antiderrapantes .
[…] Parque Los Tres Ojos – Santo Domingo […]