Bonaire

O que fazer em Bonaire em um dia

Bonaire é um território insular da Holanda e fica ao sul do caribe localizado a alguns quilômetros de distância da Venezuela. Boinaire é famosa por receber muitos cruzeiros e todos os dias desembarcam dezenas de turistas em seu porto na capital “Kralendijk” que significa barreira de corais.

Eu vou contar um pouquinho como foi minha visita de um dia pela ilha que foi um dos pontos de parada do meu Cruzeiro da Pullman Tour.

Antes de desembarcar pela janela do navio eu já fiquei impressionado com a cor azul turquesa do mar e da água cristalina.  A ilha é pequena possui apenas 294km ² e as casinhas de arquitetura holandesa coloridas  que enfeitam o porto e o centro da cidade são super instagramáveis .

Próximo do porto você encontra uma feirinha de artesanato e várias agências de turismo onde é possível alugar uma bike, uma moto, carrinho de golfe ou contratar um tour guiado em um caminhão tipo o nosso pau de arara muito comum nos tours das praias do nordeste brasileiro ou um mini ônibus colorido.

Seguindo as recomendações de outros blogs de viagem eu pude comprovar que os passeios das agências fora do navio custam praticamente metade do preço dos passeios que o navio oferece, então ao desembarcar pesquise os preços antes de se aventurar.

Depois de pesquisar algumas agências fechei um tour pela parte sul da ilha com a Agência “Voyager Bonaire Tours” http://www.voyagerbonairetours.com/

 por US$20,00 por pessoa as pessoas da ilha são muito simpáticas e nossa guia Mirna deu um show e contou várias coisas interessantes sobre a ilha e a culinária local.

Todas as agências da ilha sabem os horários de embarque e desembarque dos turistas que estão visitando a ilha de cruzeiro então não se preocupe que todos são estruturados para que você volte para o navio com tranquilidade.

Tour pela parte sul da Ilha

Salinas

A primeira parada do passeio foi visitar uma das Salinas, Bonaire é um grande produtor de sal e essa atividade juntamente com o turismo são muito importantes para a economia da ilha. Bonaire possui um clima seco e ventos fortes que são ideais para a produção de sal.

Nessa parte do passeio é possível visitar as montanhas de sal,  os lagos cor de rosa cheios de camarão e avistar de longe os flamingos que se alimentam desses camarões e por conta dessa alimentação, as penas dos flamingos também adquirem uma cor rosada.

Cabanas dos escravos

Em 1499 os primeiros europeus  da Espanha chegaram em Bonaire e perceberam que a terra não era boa para a exploração e desenvolvimento da agricultura em grande escala. 

Em 1633 os holandeses tomaram a ilha, e a Holanda desenvolveu um papel importante no comércio de escravos africanos que eram levados para as ilhas da região conhecida como Antilhas Holandesas da qual Bonaire faz parte, os africanos escravizados e seus descendentes trabalhavam nas plantações de algodão, café, cacau e cana de açúcar.

Para abrigar os escravos que trabalhavam na ilha foram construídas várias casinhas super pequenas que não cabiam uma pessoa em pé, para entrar nas casas construídas em pedra era preciso se rastejar e cada uma delas acomodavam aproximadamente 6 pessoas, era um local usado apenas para dormir, era uma espécie de senzala como nos conhecemos aqui no Brasil.

As casinhas estão localizadas próximas das Salinas e foram reformadas pelo governo local  para preservar a memória desse triste período da história. Atualmente as casinhas são um dos símbolos da ilha e recebem muitos turistas.  

Para quem se interessa sobre a historia da escravidão das colônias holandesas esse artigo conta mais detalhes sobre http://www.scielo.br/pdf/soc/v17n40/1517-4522-soc-17-40-00212.pdf

Farol Willens Toren

O Farol Willens Toren também conhecido como Lacre Punt Light localizado na ponta sul da ilha este farol tem 23 metros de altura e é movido a energia solar.

Sorobon Beach

Dica: compre aquelas sapatilhas especiais para entrar no mar, as praias de Bonaire tem muitos corais e pedras que podem facilmente ferir os pés, então para evitar esse tipo de aborrecimento se proteja e divirta-se com segurança.

Sorobon Beach é a praia mais famosa da ilha e mais visitada pelos turistas, a praia de água com diversos tons de azul e super cristalina tem uma pequena faixa de areia, uma raridade, pois a maioria das praias em Bonaire são de cascalho e pedras.  

A praia é ideal para famílias, crianças e idosos, a água é morna, tranquila e tem entre 1m e 2m metros de profundidade protegidas por bancos de corais.

Sorobon Beach possui bares e restaurantes a beira mar e também é muito procurada por praticantes de mergulho e windsurfe pelas boas condições do vento.

Como chegar em Sorobon Beach

Se você estiver interessado apenas em conhecer Sorobon Beach é possível pegar um transporte publico por 5 dólares o trecho saindo do centro da cidade, só fique atento ao horário para não perder a hora de voltar para o cruzeiro.  Algumas pessoas optam por alugar moto ou carro para ter um pouco mais de liberdade e conhecer também outras partes da ilha.

Comidas típicas de Bonaire

Um pouco controverso e curioso para nós brasileiros que não estamos acostumados a comer alguns pratos exóticos o ensopado de carne de Iguana é um dos pratos típicos mais famosos da ilha e segundo a nossa guia Mirna é uma délicia.  Eu infelizmente não tive a oportunidade de provar.

Mas nem só de iguana vive a gastronomia local, é possível comer pratos de comida crioula,  um dos pratos é a carne de bode com arroz e feijão,  também é possível comer muitas opções de frutos do mar.

Quando visitar Bonaire?

Bonaire possui um clima gostoso durante todo o ano e a temperatura varia entre 27 e 30 graus.  A época de chuvas é entre outubro e janeiro, mas são chuvas passageiras, eu visitei a ilha em dezembro, caiu uma pancada de 5 minutos e depois abriu um sol lindo durante o dia todo. Então não se preocupe se você avistar uma nuvem mais carrega, pode ter certeza que ela irá passar.

Moeda

Dólar Americano

Visto

Brasileiros não precisam de visto , precisam estar com passaporte com validade de 6 meses e certificado internacional de vacina de febre amarela.

E você já visitou Bonaire? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *