Pra quem não sabe o que são os moais vou fazer uma breve explicação. Os “Moai Aringa Ora” nome na língua local que significa “rosto vivo dos ancestrais” são estruturas gigantes de pedras cercadas de mistério construídas pelo povo Rapa Nui entre os séculos XIII e XVI na Ilha de Páscoa, localizada no oceano Pacífico, recebeu o apelido de “umbigo do mundo” por ser considerado o lugar habitado mais isolado do mundo. Localizado a 3700km de distância de Santiago seu território pertence ao Chile e para chegar lá são cinco horas de vôo .
Se você sempre sonhou em ver um moai de perto mas a grana está curta para viajar até a Ilha de Páscoa, existem três moais expostos fora da ilha. Um no Britsh Museum, um no Quai Branly em Paris e umno Museu Fonck em Viña Del Mar.
Focarei esse texto contando um pouco da minha visita ao Museo Fonck, criado em 1937 o museu expõe uma coleção de objetos, peças arqueológicas e etnográficas do povo Rapa Nui, dos povos andinos, da zona austral e até uma múmia super bem preservada.
A grande cereja do bolo deste museu é a estátua original de um moai que foi trazida da ilha em 1951 e está localizada logo na entrada, sendo possível fotografar mesmo sem pagar o ingresso do museu.
Não subestime o tamanho do museu e não fique só na entrada, depois de fotografar o Moai entre e descubra as várias histórias dos isleños como são chamados os povos da ilha e dos povos andinos que formaram a cultura do povo chileno.
Como chegar em Viña del Mar
Tours Privados
Muitos turistas preferem a comodidade de um tour privado, se este é o seu caso aproveite os tours de um dia bate e volta saindo de Santiago para Viña del Mar que também passam pela cidade de Valparaiso. A maioria dos tours que passam por Viña Del Mar tem como parada obrigatória o Museo Fonck mas é sempre bom confirmar com a agência o roteiro para não gerar frustração.
Carro alugado
As estradas chilenas são ótimas e bem sinalizadas. Para chegar em Viña você deverá pegar a rodovia 68 (ruta 68) e ficar atento a velocidade da via que varia entre 80 e 120km/h. Separe dinheiro trocado para facilitar o pagamento dos dois pedágios.
Chegando em Viña não estacione o carro em qualquer lugar e nunca deixe seus objetos de valor dentro do carro, porque é comum relatos de turistas que tiveram o carro arrombado e seus pertences roubados.
Ônibus
As passagens de ônibus saindo de Santiago para Viña del Mar custam entre 3500 a 6000 pesos Chilenos e são oferecidas pelas empresas Turbus ou Pullman saindo da estação Pajaritos do Metro que também funciona como terminal de ônibus. A viagem dura aproximadamente uma hora e meia.
Confira os horários nos sites das empresas:
Chagando em Viña del Mar você poderá caminhar por 1km da rodoviária até o Museu Fonck ou se preferir poderá optar por transporte público ou um Uber.
Endereço e funcionamento:
Museo Fonck
Cuatro Norte, 784 – Viña del Mar
Seg a Sex: 10h/ 18h
Sáb e Dom: 10h /14h
www.museofonck.cl
E você já viu um Moai de perto? Conta pra gente nos comentários a sensação.
Bacana a dica do Museu Fonck em Viña! Já estive na cidade algumas vezes e não sabia… Já colocando na lista de destinos!! Valeu