Israel

Como batizar no Rio Jordão

Segundo a bíblia Jesus Cristo foi batizado nas águas do Rio Jordão pelo seu primo João Batista onde o Espírito Santo de Deus se manifestou.  “ E João testemunhou, dizendo:  Vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e permaneceu sobre ele” João 1:32.

Um dos pontos altos para todo cristão ou não cristão mas que se interessa pela história de Jesus é poder se banhar nas águas onde cristo foi batizado.

Como se batizar no Rio Jordão?

 Existem dois locais oficiais de batismo no Rio Jordão um localizado no território Palestino conhecido como Qasr al-Yahud e o lado de Israel conhecido como Yardenit. Focarei o texto em Yardenit contando um pouco sobre a minha visita.

Yardenit é o local de batismo localizado  próximo da cidade de Tiberíades na região norte de Israel, próximo ao mar da Galiléia, aproximadamente 170km de Jerusalém.

Várias agências de turismo em diferentes cidades de Israel oferecem este tour, nós optamos por fazer por conta própria para aproveitar  mais o tempo e ir parando em diferentes lugares com mais liberdade. O Nosso ponto de partida foi a cidade de Tiberíades que nos serviu de base para visitar outros atrativos da região.

O local possui uma estrutura confortável para receber as caravanas de turistas que chegam geralmente em grupos.

A entrada do Yardenit é gratuita e como todo local turístico logo na entrada tem l uma loja de souvenirs  gigante onde é possível comprar ou alugar as batas brancas para o batismo e toalhas para se secar.  Nós optamos por alugar as batas brancas para o batismo por aproximadamente 10 dólares, levamos também uma garrafinha pequena vazia para pegar um pouco da agua do rio para guardar de lembrança.

Ao passar a catraca de entrada é possível ver um mural de fotos com celebridades do mundo todo que já estiveram lá, Whitney Houston, Gugu Liberato, Padre Marcelo Rossi, Padre Antonio Maria e outros.

Ao entrar você poderá deixar suas roupas dentro do vestiário e colocar a bata branca, sugiro que homens usem por baixo uma sunga ou short de banho e as mulheres um biquíni ou maiô para evitar constrangimentos, porque o tecido da bata ao molhar fica um pouco transparente.

No dia da minha visita o local estava muito tranquilo e vazio, eu acabei entrando no Rio Jordão sozinho e pedi para o meu amigo renovar o meu batismo e eu renovei o batismo dele. Mas em dias de movimento é possível encontrar pastores de igrejas evangélicas e padres que fazem a renovação do batismo das pessoas.

Prepare-se para sentir frio, a água do Rio Jordão mesmo no verão é geladíssima e cheia de peixinhos, é muito comum logo depois dos batismos as pessoas ficarem sentadas com os pés dentro da água deixando os peixinhos mordiscarem massageando os pés.

Ao devolver a bata você ganha um certificado com seu nome e o dia do batismo para guardar de recordação.

Funcionamento Yardenit

Verão : março a novembro

  • sábado a quinta das 8h ás 18h  ( cerimônias de batismos são permitidas só até as 17h)
  • sexta das 8h ás 16h  (cerimônias de batismo são permitidas até as 15h)

Inverno: dezembro a fevereiro

  • sábado a quinta das 8h ás 17h ( cerimônias de batismo são permitidas até as 17h)
  • sexta das 8h ás 16h (cerimônias de batismo são permitidas até as 15h)

Para mais informações visite o site oficial : https://www.yardenit.com/visit/opening-times/

*Israel possui muitos feriados religiosos que influenciam no funcionamento de locais turísticos

Polêmicas sobre o local exato do batismo de Jesus

Para a tradição cristã o local real onde Jesus foi batizado por São João Batista está localizado na Cisjordânia na região de Jericó, onde está localizado o Qsar El Yahud. Mas diferente de Yardenit em que as águas são cristalinas em Qsar El Yahud as águas são mais escuras e barrentas e o local é simples e com pouca estrutura. 

Antes de 2011 o local não era muito seguro para o turismo, atualmente depois de ter retirado mais de 8 mil minas enterradas o governo de Israel afirma que o local é seguro para receber turistas como conta está matéria do uol https://www.uol.com.br/nossa/viagem/guia/roteiros/2014/11/26/turistas-se-aventuram-entre-campos-minados-para-realizar-ritual-cristao.htm

Funcionamento Qsar El Yahud

O local não aluga toalhas, só vende, então não se esqueça de colocar uma toalha na bolsa. As batas também são só vendidas.

Aberto todos os dias com entrada gratuita

  • sábados das 9h ás 17h
  • sextas das 9h ás 15h
  • verão 9h ás 16h
  • inverno 9h ás 15h

E você já visitou Israel? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *