Cuba

As cores apaixonantes de Trinidad em Cuba

10 atrações incríveis que não podem faltar no seu roteiro.

Quando estávamos planejando o roteiro da viagem para Cuba, começamos a ler vários relatos positivos sobre a cidade de Trinidad, e chegando lá realmente nos apaixonamos por essa linda, pequena e charmosa cidade histórica.

Um pouquinho sobre a história da cidade

Trinidad é uma cidade da província de Sancti Spíritus  localizada a 350km da Capital Havana, foi fundada em 23 de dezembro de 1514 por Diego Velázquez de Cullear, que a batizou com o nome de Villa de La Santissima Trinidad.

Em 1965 ganhou o título de Monumento Nacional e em 1988 a cidade colonial que lembra muito Paraty e Tiradentes com seus casarões coloridos em estilo colonial  do século XVI e suas ruas de pedra, foi tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, titulo que orgulha muito os moradores da cidade, que cuidam de cada cantinho com muito carinho.  A limpeza, organização e segurança da cidade impressionam.

 Em Trinidad você irá encontrar museus, restaurantes, praças, praias, e até uma balada que fica dentro de uma gruta. Irei falar sobre cada uma dessas atrações neste texto.

Plaza Mayor

A Plaza Mayor como toda cidade com influência espanhola é o local onde todos os moradores da cidade vão para ver e ser visto. A praça com ares de cidadezinha do interior tem banquinhos, um jardim bem cuidado e é um ótimo ponto de referência para circular pela cidade, está localizada perto de tudo.

Casa de la musica

Colado com a Plaza Mayor a Casa de La musica é o lugar mais movimentado da cidade, é aqui onde turistas e locais se encontram para usar o ponto de Wi-fi  com o sinal mais forte da cidade ( lembrando que em Cuba agora é possível ter internet móvel no celular mas é caríssimo e pouco acessível então as pessoas ainda compram os cartões pré pagos que custam por volta de 1 euro a hora e que podem ser utilizados nos pontos de Wi-Fi  públicos da cidade).

Outra coisa que atrai os turistas para Casa de La Musica são os shows de artistas locais e os diversos bares que estão no entorno servindo os deliciosos mojitos e daiquiris.

 Durante a noite é lá que a galera se reúne para fazer o esquenta pré balada.

Balada La Cueva- Disco Ayala

Pra quem ama uma balada, a La Cueva- Disco Ayala é uma surpresa, pista de dança fica dentro de uma caverna dentro da rocha, ao entrar lá  você sente a sensação de que foi transportado para o fundo do mar, os efeitos de luzes ajudam ainda mais nessa sensação, e por estar dentro de uma caverna a acústica é perfeita.

Na La Cueva toca um pouco de tudo, mas o mais forte mesmo são os ritmos latinos, como reggaeton, salsa, e trap.

A entrada custa 5 CUC ( moeda utilizada por turistas que vale 1 euro cada CUC) e dá direito a uma bebida.

A La Cueva pra mim foi um dos pontos altos da cidade e uma das baladas mais legais e animadas que eu já fui na vida, tanto que eu voltei lá todas as outras noites em que estive na cidade.

O Local fica em um lugar um pouco escondido, mas não se preocupe a cidade é segura e não tem erro basta seguir o fluxo de turistas depois que a Casa de La Musica fechar.

A Disco Ayala, La Cueva funciona de segunda a segunda das 23h ás 3h da manhã, então brasileiros acostumados com baladas que abrem tarde cheguem cedo.

Endereço: Las Cuevas Top Of The Hill, Trinidad 62600 Cuba

Feirinha de Artesanato

Bem pertinho da Plaza Mayor tem uma feirinha de artesanato cubano, você irá encontrar pinturas, chapéus, bandeiras, miniaturas dos carros coloridos antigos, charutos, bebidas e uma infinidade de outras coisas e bem mais baratas em relação a cidade de Havana.

Palacio Cantero/ Museo Municipal

O Museo Municipal também conhecido como Palacio Cantero, foi inaugurado como museu em 1980, é possível ver todo as informações sobre a história de Trinidad desde sua fundação, contando sobre a época da escravidão cubana e o auge  e o declínio da indústria de cana de açúcar grande responsável pela economia local no passado.

O Grande diferencial desse museu é o mirante que tem uma vista linda da cidade e o pôr-do-sol mais incrível.

 Foi no Museo Municipal que passamos uma situação engraçada, lá você tem que pagar para subir até a torre, nada demais já estamos acostumados, mas uma coisa que eu achei absurda é que se você quiser tirar fotos lá do alto cada pessoa tem que pagar uma taxa extra lá em cima tem um responsável por fiscalizar quem pagou para poder tirar fotos da paisagem, bem surreal isso, mas com bons turistas acabamos pagando.

Funcionamento: de sábado a quinta das 9h ás 17h se planeje para chegar próximo do horário do pôr-do-sol

Endereço: Calle Simon Bolivar, 423- Trinidad

Museo Romantico ou Palacio Brunet

Localizado na Plaza Mayor o Palacio Brunet como é conhecido o Museo Romantico foi o primeiro museu inaugurado na cidade no ano de 1973,  o edifício ficou pronto em 1808 e foi a residência do Conde de Brunet e sua família.

No interior do museu é possível uma coleção de objetos do século XIX espalhados por suas 14 salas.

Funcionamento: Segunda a Domingo das 8h30 às 17h; terças e quintas  encerra às 22h.

Endereço: Callen Fernando Hernandéz Echerry 02, Trinidad

Casa Templo de Santéria Yemanjá

Cuba assim como o Brasil recebeu muita influência dos africanos que foram escravizados e foçados a trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar no passado, essa influência se refletiu na religião seguida por muitos cubanos que veneram os orixás.

A Casa Templo de Santéria Yemanjá, fica localizada bem próxima da Plaza Mayor, datada do século XVIII é dedicada a Iemanjá, logo no centro casa está uma boneca negra que representa Iemanjá, vestida de branco decorada com peixinhos que representam os olhos de seus filhos. O Anaquillé ou boneca de pano era outra maneira de ter um espírito ou orixá com seus trajes alegóricos e assumia valores religiosos no altar.

O templo é também utilizado como moradia e em algumas ocasiões no pátio vizinho são organizadas festas de carnaval e parrandas (festas de rua) , esses eventos são sempre muito celebrados pelos  moradores locais e encanta os turistas que têm a oportunidade de participar.

Playa Ancon

Considerada uma das praias mais bonitas do litoral sul de Cuba a Playa Ancon é uma parada obrigatória para quem visita Cuba e Trinidad.  A água com diferentes tons de azul claro e a areia branquinha fazem você se sentir dentro de um cartão postal ou um filme de hollywood com cenários  paradisíacos.

Localizada na Penynsula de Ancon , essa praia está localizada mais ou menos a 12km de distancia da Plaza Mayor de Trinidad.

Existem 3 opções para chegar lá, táxi privado, táxi compartilhado e micro-ônibus

Os motoristas cubanos cobram bem caro os turistas pelos transportes, então optamos por pegar um táxi coletivo, no táxi coletivo o motorista cobra um valor por pessoa e só sai da praia ou do centro da cidade com o carro cheio, como tem muita procura você acaba não esperando muito.

Caso você opte por um táxi privado é melhor já combinar a ida e a volta com o motorista que irá te levar.

A terceira opção são os micro-ônibus que saem de frente do HavanaTur no centro da cidade e custam 5 CUCs com três horários de saídas diários.

Horários de saída: 9h, 11h e 14h
Horário de retorno: 12h30, 15h30, 18h00

 Iglesia e convento de San Francisco/ Museu de La Lucha Contra Bandidos

Datada de 1730 a Igreja de São Francisco de Assis é uma construção que chama a atenção dos turistas, com sua fachada amarela e sua torre alta, ela se destaca na paisagem da cidade.  

Atualmente onde era o convento funciona o Museu de La Lucha Contra Bandidos, neste museu é possível ver fotos e se aprofundar mais sobre a história da resistência cubana que lutavam contra os ataques dos americanos logo após a chegada de Fidel Castro ao poder.

Iglesia de La Santissima Trinidad

Infelizmente nos dias em que eu visitei a cidade a Iglesia de La Santissima Trinidad estava fechada para visitantes.

Localizada na Plaza Mayor está igreja não é a construção original, na verdade  ela foi reconstruída em 1892 depois que a primeira igreja foi completamente destruída por um ciclone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *