Brasil

Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro

Um dos passeios mais procurados na Chapada dos Guimarães é a visita a Cidade de Pedra, Mirante Crista de Galo e o Vale do Rio Claro.

Mirante Crista de Galo

O Mirante Crista de Galo é um dos pontos altos de quem visita a Chapada dos Guimarães, localizado dentro do Parque Nacional é nesse mirante que você irá admirar a imensidão da paisagem com 360 graus de beleza.

Em 1989 o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães que possui 33mil hectares foi tombado como área de proteção ambiental.

Para chegar até o topo do mirante você poderá fazer uma trilha de 5km, como nosso tempo estava um pouco corrido optamos por fazer parte do trajeto no carro 4×4 da nossa guia e fazer uma pequena trilha de subida até o topo.

O Mirante Crista de Galo recebeu este nome exatamente pelo fato da sua formação rochosa se assemelhar a crista de um galo.

A local é todo bem sinalizado e alguns lugares são cercados, respeite as marcações e não ultrapasse esses limites para evitar acidentes.

Cidade de Pedra

A Cidade de Pedra está localizada dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ficou super conhecida depois que apareceu na abertura da novela da Rede Globo “Fera Ferida” em 1993, a abertura da novela é um apanhado de imagens da Chapada e você poderá relembrar neste vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=uPiTmu8Ff0E

A visita a Cidade de Pedra é gratuita e a só é permitida acompanhada de um guia, depois de uma pequena caminhada por uma trilha suave você irá se deparar com várias formações rochosas formadas pela ação dos ventos, da água da chuva e da erosão do solo.

Vale do Rio Claro

Depois de visitar a Cidade de Pedra e a Crista do galo seguimos de carro para o Vale do Rio Claro. Para fazer o passeio do Vale do Rio claro contratamos uma guia que já estava acostumada a circular pela região, contratar um guia experiente faz toda a diferença.

Para fazer esse passeio é obrigatório contratar um guia que seja credenciado, fique atento a esse detalhe.

O Rio Claro é um rio de águas transparentes, cristalinas e próprias para banho. No dia em que visitamos estava vazio, não tinha nenhum turista, foi um momento ótimo para fazer a flutuação com snorkeling pelo rio que dura aproximadamente 20 minutos o trajeto, depois da flutuação você poderá ficar um tempinho na parte represada do Rio e aproveitar para se banhar e refrescar do calor.

Dicas: Por se tratar de uma área de preservação ambiental, o número de visitantes por dia é limitado e um agendamento prévio feito pelo guia no ICMBIO é necessário (é obrigatório contratar um guia para esse tipo de tour).

Combine com o seu guia os passeios que você irá fazer antecipadamente para evitar escolher um passeio que já esteja lotado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *