Brasil

Cachoeira Véu da Noiva o símbolo da Chapada dos Guimarães

Em todos os cartões postais da Chapada dos Guimarães a grande estrela é a Cachoeira Véu da Noiva, formada pelo Rio Coxipó que nasce no Vale da Benção, a sua queda tem 86 metros de comprimento e lembra um véu gigante de um vestido de noiva.

Curiosidades:

Antigamente a Cachoeira era conhecida como “Cachoeira do Inferno” ou “Bocaina do Inferno” mas em 1928 o Padre Arcebispo de Cuiabá Francisco de Aquino Correia  que também era escritor e poeta escreveu um poema homenageando as belezas da Chapada dos Guimarães e apelidou a Cachoeira de Véu da Noiva e a partir daí o nome foi trocado e reconhecido.

Como Chegar?

A Cachoeira Véu da Noiva está localizada dentro do Parque Nacional localizada a 10km do centro da cidade Chapa dos Guimarães, para chegar lá é muito fácil você terá que dirigir pela rodovia Emanuel Pinheiro KM50 (MT-251), a mesma estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

A estrada é bem localizada e possui várias placas indicando o caminho, mas caso você se perca eu recomendo que baixe algum aplicativo com GPS off-line, esse tipo de aplicativo ajuda muito nos momentos em que os sinais de internet somem.

Não é possível se banhar nem se aproximar da base da Cachoeira Véu da Noiva, somente admirar sua beleza do mirante que fica em uma pequena trilha de aproximadamente 600 metros e auto guiada, para esse passeio não é necessário contratar um guia. 

Durante o passeio é comum avistar animais típicos dessa região como as araras vermelhas que fazem seus ninhos nos paredões de rocha.

Funcionamento:

O parque funciona todos os dias das 9h da manhã ás 16h da tarde.

Entrada gratuita e possui estacionamento no local.

Lotação máxima 300 visitantes por dia

Não é necessário fazer agendamento

Para mais informações acesse: https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante/43-atrativos.html

Dicas

Para esse passeio escolha roupas frescas, um calçado confortável que seja antiderrapante, use protetor solar e repelente e não esqueça uma garrafinha de água.

Respeite a sinalização e não suba nas grades de proteção

Não jogue lixo na trilha

Não alimente ou toque nos animais

Não fume

Caminhe somente pelas trilhas oficiais sinalizadas

E você já visitou a Chapada dos Guimarães? Conta pra gente aqui nos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *