Cuenca ( Santa Ana de los Ríos de Cuenca) é uma cidade localizada na região sul do Equador a 465km de Quito e 196km de Guayaquil. A cidade está localizada a 2500 metros acima do nível do mar e é a terceira maior cidade do país.
Em 1999 Cuenca recebeu da Unesco o título de Patrimônio da Humanidade graças ao estado de conservação dos casarões e monumentos históricos da cidade.
![](http://uaitaviajando.com.br/wp-content/uploads/2021/02/image00011-1-1024x768.jpeg)
Na cidade de Cuenca você tem a impressão de ter voltado no tempo, andando pelas ruas estreitas, praças e igrejas antigas. Outra coisa que chama a atenção é a zeladoria da cidade, tudo é muito limpo e organizado.
Clima em Cuenca
Em Cuenca o inverno é curto, fresco e seco com predominância de céu encoberto, no verão o clima é ameno, com céu parcialmente encoberto e temperaturas que variam entre 7 ° a 17 ° graus quase o ano todo.
![](http://uaitaviajando.com.br/wp-content/uploads/2021/02/image00005-9-1024x768.jpeg)
A melhor época para visitar a cidade pra quem prefere temperaturas um pouco mais quentes é entre março e maio. Eu visitei Cuenca em dezembro e senti bastante frio durante a noite, durante o dia a temperatura era agradável.
Quantos dias ficar em Cueca?
Cuenca é uma cidade relativamente pequena, ficamos três dias, mas dois dias são suficientes para conhecer todas as atrações da cidade. Fique três dias caso você queira visitar Parque Cajas, que é uma trilha onde venta muito e faz muito frio para conhecer os belos lagos da região, acabei não fazendo essa trilha, estava indisposto no dia mas meu amigo que foi gostou bastante apesar dos perrengues com as chuvas e frio.
Onde se hospedar em Cuenca?
Cuenca é uma cidade muito procurada por turistas e mochileiros de todas as partes do mundo, a maioria dos hotéis e pousadas estão localizados no centro da cidade, optamos por reservar um hotel bem próximo da praça principal da cidade para onde está a Igreja de Cuenca para facilitar nos deslocamentos a pé.
Qual a moeda do utilizada no Equador?
A moeda do Equador é o dólar americano e isso ajuda bastante nós brasileiros, pois fica fácil sacar dólares em qualquer caixa eletrônico e também levar dólares de viagens passadas e não ter que se preocupar em trocar o dinheiro caso sobre. O Equador quando eu fui era um destino baratíssimo, agora com a alta do dólar o destino ficou um pouco mais salgado, mas ainda sim é um bom lugar para viajar gastando pouco.
![](http://uaitaviajando.com.br/wp-content/uploads/2021/02/image00008-4.jpeg)
O que fazer em Cuenca
Dia 1
Centro histórico
O centro histórico de Cuenca é muito lindo e possui diversas opções de museus, igrejas e praças para conhecer.
Ande pelas ruas com calma, aproveite os cafés e restaurantes da cidade e visite a imponente Catedral de Cuenca que começou a ser construída em 1885 e ficou pronta em 1900, suas torres azuis são marcantes na arquitetura da cidade.
![](http://uaitaviajando.com.br/wp-content/uploads/2021/02/image00006-8-1024x768.jpeg)
Museu do chápeu Panamá/ Museu Taller del Sombrero de Paja Toquilla
Para quem não sabe o chapéu Panamá na verdade é original do Equador e lá é conhecido como Toquilla, eu falei mais sobre isso neste texto: http://uaitaviajando.com.br/otavalo-a-verdadeira-cidade-do-chapeu-panama/
![](http://uaitaviajando.com.br/wp-content/uploads/2021/02/image00010-1-535x1024.jpeg)
Em cuenca, existe o Museu Taller del Sombrero de Paja Toquilla todo dedicado a história do famoso chapéu, mostrando detalhes de sua confecção e materiais utilizados. Os chapéus também são vendidos para os turistas e a dica é não compre o chapéu em Cueca caso a cidade de Otavalo esteja no seu roteiro, lá os chapéus custam a metade do preço.
Dia 2
Mirador de Turi
Localizado a 4km ao sul do centro da cidade de Cuenca o Mirador de Turi é um lugar imperdível. No Mirador de Turi você tem uma vista panorâmica da cidade e da para ter uma noção do tamanho da cidade. Para chegar lá nós negociamos com um taxista e para voltar para o centro da cidade também.
Caso você fique somente dois dias na cidade é possível visitar o Mirador de Turi e Centro histórico juntos no mesmo dia.
![](http://uaitaviajando.com.br/wp-content/uploads/2021/02/image00001-21-1024x768.jpeg)
Dia 3
Parque Nacional Cajas
Localizado a 4 mil metros de altura do nível do mar o Parque Nacional Cajas tem várias opções de trilhas, algumas longas e outras mais rápidas, pelo caminho você irá encontrar animais da fauna local como as simpáticas lhamas, as trilhas são gratuitas e geralmente os turistas contratam o transfer e um guia em uma das diversas agências do centro da cidade. Para este passeio é recomendado que a pessoa esteja se sentindo bem no dia, pois chove bastante no caminho e o clima é bem frio, então capriche no agasalho e leve capa de chuva e calçados apropriados.
São 3 rotas e geralmente a mais escolhida pelos turistas é a rota 1 e tem duração de mais ou menos 4h.
Para mais informações acesso o site oficial do Parque Nacional Cajas: http://www.parque-nacional-cajas.org/
E você já visitou Cuenca? Conta pra gente aqui nos comentários.