Israel é um país de grande importância para cristãos, judeus e muçulmanos, todos os anos milhares de pessoas visitam esse pequeno país do oriente médio que caberia dentro do estado do Sergipe, para se ter a proporção do tamanho do país. Mas como diz o ditado “tamanho não é documento” e Israel é a prova disso, o país é cercado de história, desertos, montanhas, mares e de sítios arqueológicos.
Em 2009 foi descoberto na região do Mar da Galileia, ( o mar que segundo as passagens da bíblia Jesus caminhou sobre as águas) as ruínas de uma pequena aldeia onde teria nascido e vivido Maria Madalena.
Quem foi Maria Madalena?
Maria Madalena ou Maria de Magdala foi citada nominalmente na bíblia 17 vezes, e é descrita como uma das seguidoras mais próximas e dedicadas de Jesus.
A igreja católica comemora a festa de Maria Madalena no dia 22 de julho e ao contrário do que muitos imaginam Madalena não é um sobrenome, naquela época sobrenome não era usado e entre os judeus, era mais comum usar um adjetivo para designar o local de origem da pessoa sendo assim Maria era conhecida como Maria de Migdal.
Como Magdala se tornou um local turístico?
As ruínas de Migdal como é chamada atualmente foram encontradas por acaso no ano de 2009 durante as obras de escavação para a construção de um hotel para peregrinos.
Encontraram no meio dos detritos uma pedra intacta datada do século I com desenhos da Menorá o candelabro símbolo do judaísmo e partes de uma sinagoga e logo após esse achado se deram conta que ali estava um vilarejo inteiro pronto para ser descoberto quase 2 mil anos depois.
Durante o processo de escavação foram encontrados moedas, objetos de cerâmica, e também os locais usados para os rituais de purificação e também um mercado de peixes.
Em 2014 o local foi aberto para peregrinos e turistas e foi construída uma capela ecumênica que possui algumas curiosidades.
A capela possui pinturas contando um pouco sobre os momentos da passagem de Jesus pela região da Galileia, a igreja não é ornamentada com cruzes, pelo fato de Jesus ter passado por aquela região em vida antes de sua crucificação e ressurreição, por isso foi escolhido colocar no centro do altar um púlpito que simula a barca do apóstolo Pedro que era um pescador na época.
Outro fato curioso é a pintura dos 12 apóstolos espalhadas pelas paredes da igreja com o destaque para a de Judas Iscariotes o único dos apóstolos retratado sem uma aureola brilhante.
Uma das pinturas mais lindas dessa igreja é a representação de um dos milagres de Jesus , a cura de uma mulher judia que estava com um fluxo de sangue há doze anos o que pela religião judia tornava a mulher cerimonialmente impura.
Ao tocar a manta de Cristo a mulher se curou e Jesus lhe disse: “Filha, a sua fé fez você ficar boa. Vá em paz e fique curada da sua doença aflitiva.”
Marcos 5:34. Essa pintura gigante está localizada dentro da igreja.
Magdala no futuro
Os planos de construção de um hotel e um restaurante para peregrinos não foi abandonado e no futuro será mais um plus para essa atração.
Magdala é um sítio arqueológico que vale a pena incluir no planejamento do roteiro de viagem por Israel. O vilarejo está localizado próximo do Mar da Galeia e é um tipo de visita que não toma muito tempo da viagem, mais ou menos uma hora de visitação.
Horário de funcionamento
Domingo a Sábado das 8h ás 18h.
Endereço: Tzomet Migdal N/n, Migdal 14950 Israel
Você já visitou Israel? Conhece Magdala? Deixe suas dicas e sugestões nos comentários.