O Lago Azul Turquesa Jericoacoara é um paraíso ou cilada?
Você já deve ter visto nas redes sociais milhares fotos de turistas e artistas visitando o Buraco Azul Caiçara no Ceará, neste texto vou explicar um pouco sobre como é visitar essa atração.
Muitos pensam que o Buraco Azul está localizado em Jericoacoara, mas na verdade ele está em Caiçara, distrito do município de Cruz, mais ou menos uns 20 minutos de distância de Jeri.
O que é o Buraco Azul Caiçara e como ele surgiu?
A descoberta do Buraco Azul Caiçara foi uma surpresa para todos, durante a realização das obras da estrada CE-182 foram removidas toneladas de areia e barro que serviram como material na construção da rodovia que liga a Praia do Preá a Lagoa do Monteiro.
Em 2019 durante a estação das chuvas, choveu muito na região e as águas foram se acumulando e formaram um lago de coloração azul turquesa que contrasta com a areia branquinha que fica ao seu redor.
Muita gente deve estar se perguntando por quê essa água tem esse tom de azul, existe uma explicação científica, segundo Jeovah Meireles doutor em Geografia e professor dos Programas de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) em uma matéria do site G1 ele explica os motivos que deixam a água tão azul e se ela é própria para banho.
Jeovah Meires explica que “a cor azul é proveniente do reflexo da luz solar, já que a água em estado líquido absorve todas as cores e reflete o azul. Quando a água tem essa cor azulada , significa que tem boa qualidade, porque tem pouco material em suspensão, não tem bactérias para absorver a cor”.
Como visitar o Buraco Azul Caiçara?
Para visitar o Buraco Azul Caiçara você precisará contratar um tour, em Jericoacoara este tour é oferecido como Passeio do Lado Leste.
Caso você queira fazer esse passeio por conta própria é possível chegar até lá mas não é recomendável, o caminho tem muitas dunas, areia e dependendo do carro as chances de atolar são grandes.
Visitando o Buraco Azul Caiçara durante a Pandemia
Em setembro os números da pandemia estavam em queda e viajei de São Paulo até Fortaleza de avião e fui fazendo a Rota das Emoções de carro, a vila de Jericoacoara estava super vazia e os tours também, tudo muito tranquilo até chegarmos no Buraco Azul caiçara, parecia que todos os turistas da cidade estavam lá ao mesmo tempo, muitas pessoas aglomeradas e a maioria sem máscara.
Outro ponto negativo é o barulho do bar, as mesas são muito próximas e os turistas levam caixas de som e isso acaba virando uma competição de quem tem a caixa de som mais potente e mais alta.
O local é muito bonito, tem estrutura com banheiros, balanços e redes espalhados no entorno que rendem ótimos clicks de fotos para as redes sociais, mas eu esperaria um pouco mais para que esse passeio seja feito com mais segurança e tranquilidade.
Visitamos o Buraco Azul Caiçara em setembro e ele ainda estava azul, acompanhando alguns posts de turistas que visitaram o local recentemente a água já não está tão turquesa e isso foi previsto pelo professor em doutor em Geografia Jeovah Meires em sua entrevista para o G1 “Se essa água azul começar a receber muitos turistas, se tiver restaurantes ao redor, vai surgir o aumento de nutrientes. Da urina por exemplo vem o nitrogênio, potássio, cálcio, amônia e magnésio. Da cozinha muitos compostos orgânicos já contaminados, e se disseminam na água. E ela poderá se tornar verde, desde o claro ao fechado se tornando mais densa e suja”
Quanto custa o tour?
Pagamos R$70,00 no tour pelo lado leste de Jericoacoara e neste passeio inclui uma parada de 2 horas no Buraco Azul Caiçara que é cobrado R$5,00 de entrada pago á parte.
E você já visitou o Buraco Azul Caiçara, curtiu? Deixe sua opinião nos comentários.