Israel

Rosh Hanikra: um tesouro pouco explorado em Israel

Quando chegamos em Tel Aviv ainda não tínhamos muito bem um roteiro definido para circular por Israel, como teríamos muitos dias de viagem pela frente resolvemos deixar o roteiro mais livre e ir parando com calma nas cidades pelo caminho e ir buscando o que fazer em cada uma delas já que estávamos em um carro alugado que nos possibilitava essa flexibilidade nos passeios.

Depois de passar um dia em Haifa cidade portuária localizada ao norte de Israel e conversando com outros turistas que estavam hospedados no mesmo hostel que gente, descobrimos a existência de Rosh Hanikra.

Israel é um país pequeno mas que possui uma infinidade de cidades e locais históricos importantes como Jerusalém, Mar Morto, Mar da Galileia , Mar Vermelho e outros locais que são bastante divulgados.  Diferentemente desses locais que eu citei Rosh Hanikara não é muito procurado por turistas infelizmente por que a beleza do lugar é de tirar o fôlego.

O que é Rosh Hanikra ?

Rosh Hanikara  em uma tradução livre significa “cabeça das grutas”, é uma cidade a 45km da cidade de Haifa e possui  um conjunto de grutas localizado próximo a borda da fronteira com o Líbano ( adiantando, não é possível cruzar a fronteira porque Israel não possui relações diplomáticas com o Líbano).

As grutas calcarias foram formadas pela erosão causada pelo Mar Mediterrâneo nas pedras e com essa erosão túneis subterrâneos foram formados.  Para visitar os túneis é preciso pegar um mini bondinho que leva os turistas até a entrada da caverna. Antes de entrar na caverna é exibido um mini vídeo explicativo em inglês contando um pouco da história do lugar e os cuidados que deverão ser tomados pelos visitantes dentro da gruta.

História

Rosh Hanikra era um importante ponto de ligação entre Israel, Líbano,  Egito e o continente africano, era usado como passagem pelos comerciantes. Durante a guerra também foi utilizado pelos exércitos locais.

Em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial foi construído um túnel que funcionou apenas 5 anos, que ligava Haifa até Beirute através de uma linha férrea.

Em 1948  durante a guerra de independência, Israel implodiu e destruiu toda a passagem para se proteger e evitar que as tropas libanesas invadissem o país.  E por curiosidade a passagem continua fechada até os dias de hoje.

Em 1949  Rosh Hanikra foi o local onde israelenses e libaneses negociaram e assinaram o Acordo Armistício israelo-árabe,  conhecido como Linha Verde que delimitou  provisoriamente a separação entre Israel e os países viznhos.

Quando visitar

Por sorte chegamos em Rosh Hanikra próximo do horário do por do sol, eu recomendo ir nesse horário, a vista é incrível e os raios solares deixam  as pedras com um tom amarelado brilhante que te faz se sentir dentro de um filme.

 É possível caminhar pelo túnel de 200 metros que termina na Gruta Azul onde se pode observar o pedaço onde o mar invadiu com uma coloração azul turquesa.  Também é possível caminhar pelo lado de fora das grutas e admirar a paisagem desse lugar que não está nos roteiros comuns mas que vale cada segundo a visita.

Cuidados

É importante caminhar com cuidado para não escorregar e evitar acidentes, o caminho é um pouco escorregadio.

Funcionamento

Verão : sábado a quinta, das 9h ás 18h, sextas 9h ás 16h

Inverno : domingo a sexta , das 9h ás 16h e sábados de 9h as 18h

Para mais informações acesse ao site oficial de Rosh Hanikra: https://www.rosh-hanikra.com/home-en/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *