Marrocos

O que fazer em Casablanca

O que fazer em Casablanca durante uma conexão longa

Neste texto irei dar dicas sobre o que fazer e onde visitar durante o stopover ou conexão longa em Casablanca no Marrocos.

Como visitar as principais atrações de Casablanca

Quando eu visitei Casablanca eu aproveitei o beneficio de hotel e transfer que a Royal Air Marroc disponibiliza para os passageiros que estão conexão longa  para conhecer a cidade. Eu explico tudo como funciona nesse link :

Chegando no hotel eu pesquisei com os outros brasileiros que estavam na mesma van que eu como eles fariam para chegar até o centro da cidade e visitar os principais pontos turísticos. Muitos estavam sem ideia sobre o que fazer então resolvi pedir informações na recepção do hotel,  eles nos deram duas opções; poderíamos ir de transporte público o que seria inviável devido ao tempo contado e a distância de 30km do centro até o aeroporto ou contratar um dos muitos motoristas que ficam na porta do hotel para nos levar e nos guiar pela cidade.  Conversamos com alguns motoristas e conseguimos fechar um carro de 7 lugares e nos foi cobrado 15 euros por pessoa.

Dica importante: sempre solicite ao motorista que escreva em um papel o valor total e a moeda que será cobrada pelo passeio para evitar golpes, outra coisa nunca pague nada adiantado só pague no fim quando estiver no hotel.  Muitos comerciantes em Casablanca cobravam valores em euro e devolviam o troco na moeda deles, fique bem atento e só aceite Euro por Euro.

Pontos Turísticos

1-Mesquita Hassan II

A Mesquita Hassan II é o cartão postal da cidade, é o templo mais alto do mundo, com 200 metros de altura faz você se sentir pequeno perto de tanta grandiosidade.  Começou a ser construída em 1985 e foi inaugurada em 30 de agosto de 1993.  Hassan II é a segunda maior mesquita do mundo perdendo em tamanho apenas para a  Grande Mesquita de Meca.

A obra de 20mil metros quadrados comporta até 25 mil fiéis reunidos ao mesmo tempo  na sala de orações e até 80 mil fiéis em seu pátio aberto, está estrategicamente posicionada próximo ao mar devido a uma passagem do Corão que diz “ O trono de Deus encontrava-se sobre a água”

Funcionamento: de sábado a quinta ás 9h, 10h, 11h, 12h e 15h

2-Orla do Mar  

Saindo da Mesquita Hassan II aproveite uns minutinhos para contemplar a vista

do mar que é linda.

3-Old Medina

O Old Medina é o mercado antigo da cidade, é como se fosse a rua 25 de Março deles, lá você encontra de tudo um pouco. 

Quando você está caminhando entre as lojinhas todos os lojistas e ambulantes tentam chamar sua atenção de alguma maneira tentando te vender algo, seja simpático e continue seu caminho.

O mercado é um ótimo lugar para comprar artesanato, produtos com óleo de argan e os famosos tapetes marroquinos. Uma dica é nunca aceitar o primeiro preço e como todo bom mercado árabe o segredo é pechinchar.

A entrada da Medina é pela Praça das Nações Unidas próxima da Torre do Relógio.  A graça do passeio é se aventurar pelas vielas e “ se perder” descobrindo as várias construções do século XIX que ainda estão de pé.

4-Catedral Católica do Sagrado Coração de Casablanca

 A Cathédrale du Sacre-Couer  foi construída em 1930 em estilo neogótico e a partir de 1956 logo após a independência do Marrocos foi transformada em um centro cultural. É uma raridade encontrar uma igreja católica em um país de maioria muçulmana.

5-Praça Mohamed V

A Praça Mohamed V está localizada no centro novo de Casablanca, também conhecida como praça dos pombas ( tem mais pombas que gente )e olha que a praça é bem movimentada.

Foi construída em homenagem ao Sultão Rei da libertação Mohamed V, ele foi o responsável pela a independência do Marrocos em 1957.

A praça possui uma fonte gigante que se ilumina durante a noite e é um ponto onde se reúnem muitos locais e turistas.

6-Rick’s Cafe Casablanca

 Uma curiosidade sobre este lugar, muita gente pensa que o filme clássico do cinema “ Casablanca” de 1942 foi gravado em Casablanca,  isso não é verdade o filme foi filmado em 3 meses e a maior parte das cenas foram feitas em um estúdio nos Estados Unidos.

Aproveitando o Hype do filme e a sede dos turistas por uma nostalgia relacionada ao filme em 2004 foi inaugurado o Rick’s Cafe uma réplica perfeita do restaurante do filme, com um piano, os lustres, as mesas, tudo remetendo ao clássico de 1942. 

O restaurante é concorrido então se planeje com antecedência e faça uma reserva.  http://www.rickscafe.ma/

Outras informações importantes

  • brasileiros não precisam de visto para visitar o Marrocos em viagens inferiores a 90 dias, basta apresentar o passaporte com validade mínima de 6 meses.
  • O idioma oficial é o árabe, mas é comum escutar eles falando o darijá que é uma mistura de francês, espanhol e árabe, é comum que algumas pessoas se comuniquem em espanhol então tome cuidado com o que se fala achando que elas não estão entendendo.
  • Mulheres devem tomar cuidado com decotes e roupas justas
  • O clima varia bastante geralmente são dias quentes e noites frescas então leve roupas mais leves e outras mais quentinhas.
  • Não se distraia dos seus pertences e nunca deixe-os na van, ande sempre com a carteira e passaporte em lugares seguros de preferência em uma doleira junto ao corpo, batedores de carteira são comuns no mercado.
  • Leve dinheiro trocado, é difícil encontrar lojas com maquinas de cartões de crédito.
  • Fique atento aos trocos, eles costumam dar troco errado
  • Pechinche sempre e nunca aceite o primeiro valor de um produto
  • Bebida alcóolica não é permitido na religião muçulmana, beba apenas em lugares próprios e nunca na rua.
  • Não tome água da torneira, somente tome água de garrafa e cuidado com o gelo que colocam nas bebidas, opte por beber bebidas sem pedras de gelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *