Cape Agulhas

Cabo Agulhas: o verdadeiro encontro dos oceanos

Este texto é pra você que visitou Cape Point  no Cabo da Boa Esperança jurando que lá seria o extremo sul do continente africano e o encontro dos oceanos Atlântico e Índico, sim você foi enganado.

O verdadeiro ponto mais austral da África é Cape Agulhas em inglês ou Cabo Agulhas em português.

Cape Agulhas está localizado a  aproximadamente 230km de Cape Town e a 1500km de Joanesburgo,  recebeu este nome porque ali sendo nula a declinação magnética  a agulha da bússola orientava-se segundo a linha norte-sul geográficos. Foi descoberto por Bartolomeu Dias durante a viagem de descobrimentos da passagem para o Índico entre 1487 e 1488.

Como visitar Cape Agulhas

Alugamos um carro e fizemos uma viagem de final de semana, passamos por  Cape Agulhas e Hermanus cidade famosa pelo grande número de baleias que visitam a costa.

Acordamos bem cedo e saímos de Cape Town ás 5h da manhã no escuro antes do sol nascer, durante o trajeto pegamos um dia lindo de sol pela famosa Garden Route, mas ao se aproximar de Cape Agulhas o clima mudou e ficou nublado com um pouco de neblina , chegamos lá aproximadamente umas 9h da manhã e fomos visitar as atrações do lugar.

O que visitar?

O Mapa da África

Bem próximo do marco geográfico dos oceanos você irá encontrar um lindo mapa  de 18 metros de norte a sul do continente africano todo em bronze esculpido no chão, no mapa a parte oxidada representa as regiões mais áridas do continente e as verdes onde predominam vegetação.

O marco geográfico do encontro dos oceanos

Cape Agulhas não é muito visitado pelos turistas como Cape Point, mas especificamente neste marco se forma uma fila para fotografar o ponto exato do encontro dos oceanos Atlântico e índico.

Placa “ Southernmost Point of Africa”

Eu amo uma placa e não poderia deixar de registrar essa placa que sinaliza para o ponto mais ao sul do continente.

Navio encalhado

Bem próximo da costa é possível visualizar o casco de um navio japonês encalhado entre as pedras, o navio todo oxidado pela maresia lembra o cenário de filme de piratas.

Farol de Cape Agulhas

Datado de 1849, este farol foi aceso pela primeira vez no dia 1 de março desse mesmo ano. O farol foi o terceiro a ser construído no país e é o segundo farol mais antigo em funcionamento. O edifício de 27 metros de altura pintado de branco com faixas vermelhas foi inspirado no Farol de Alexandria.

Lembrando que essas atrações estão localizadas em um parque nacional o Agulhas National Park com horários de funcionamento que variam durante os dias da semana. Antes de planejar sua visita consulte os horários no site oficial do parque www.sanparks.org

Visitou Cabo Agulhas, tem outras dicas? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *