Buenos Aires é um dos destinos de viagem preferidos dos brasileiros, neste texto eu escrevi algumas dicas diferentes para quem for visitar a capital da Argentina.
– Apresentação de Música Clássica no Teatro Colón
O Teatro Colón em Buenos Aires é considerado uma das salas de espetáculos mais bonitas do mundo, uma curiosidade é que apesar do nome teatro ele foi construído para ser um espaço de música clássica e erudita e sua obra demorou mais de 20 anos para ser concluída e foi inaugurado no dia 25 de maio de 1908.
Entre os anos de 2008 a 2010 o Teatro passou por uma grande obra restauração e foi reaberto ao público em 2010 fazendo parte das comemorações do bicentenário argentino.
Existem duas formas de conhecer o Teatro Colón, a primeira e mais comum é o tour guiado normal com visitas que acontecem todos os dias das 9h da manhã as 17h com saídas a cada 15 minutos.
A duração da visita é de aproximadamente 50 minutos e as entradas custam entre 1200/1400 pesos para estrangeiros e entre 700/560 pesos para argentinos e podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo site:
https://teatrocolon.org.ar/pt-br/visita/visitas-guiadas
A segunda maneira de visitar o Teatro Colón é a mais legal delas, que são os dias de apresentações de óperas e orquestras.
A experiência de assistir uma apresentação no Teatro Colón é mágica, as pessoas se arrumam para fazer jus ao evento. Os ingressos são super concorridos e esgotam rápido.
Quando visitei Buenos Aires comprei um dos últimos lugares para a apresentação de um trio de cordas.
Para evitar decepções já planeje sua visita ao Teatro Colón no Brasil e consulte no site oficial a programação e compre os ingressos com antecedência.
Site oficial: https://teatrocolon.org.ar/pt-br/calendar/month
– Visita Guiada na Casa Rosada
A Casa Rosada é um dos cartões postais mais famosos de Buenos Aires e parada obrigatória de todos os turistas que visitam a cidade, o que muita gente não sabe é que sábados, domingos e feriados é possível fazer uma visita guiada dentro da Casa Rosada e conhecer um pouco da sua história, seus salões e seu pátio.
Foi na Casa Rosada que no dia 1 de maio de 1962 a Evita Peron fez seu discurso mais emblemático e depois imortalizado nos cinemas em 1996 quando foi interpretada pela cantora Madonna no filme musical “Evita”.
Para fazer uma visita guiada na Casa Rosada é preciso se programar com antecedência e dependendo da época da viagem eu recomendo sair do Brasil já com a reserva feita.
A reserva deverá ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência através do site : arosada.gob.ar).
No site cada pessoa tem o direito de reservar até 5 entradas, basta informar data e horário desejados.
No dia da visita é importante levar documento de identificação original ou passaporte válido, as entradas impressas ou no celular e é importante que se apresente na entrada da Calle Balcarce 50, com pelo menos 15 minutos de antecedência.
Na entrada é feita uma pequena revista de segurança nas bolsas e mochilas.
Fotos sem flash são permitidas
Esse tour foi um dos meus preferidos, vale muito a pena conhecer a Casa Rosada por dentro e saber mais sobre sua importância histórica.
– Feirinha de San Telmo no domingo
Quando você for planejar sua viagem a Buenos Aires tente casar sua visita a Casa Rosada com uma visita a Feirinha de San Telmo que acontece todos os domingos, sua localização está bem próxima da Plaza de Mayo por isso seria interessante visitar as duas atrações no mesmo dia.
A feirinha de San Telmo chega a receber cerca de 10 mil visitantes a cada domingo que vão em busca do mercado de pulgas e antiguidades, das lojinhas hipsters, das comidas de rua e dos restaurantes tradicionais da região.
A feirinha de San Telmo é ótima para comprar artesanatos, lembrancinhas e experimentar as diversas empanadas vendidas por lá.
Uma das estrelas da feirinha de San Telmo é a estátua da simpática Mafalda personagem criada pelo cartunista argentino Quino.
Para quem não conhece a Mafalda é para os argentinos o que a Mônica da Turma da Mônica representa para nós brasileiros.
A estátua da Mafalda está localizada na esquina das Calles Chile com a Calle Defensa. Aos domingos ela está sempre cheia com filas de turistas e barraquinhas no entorno, durante a semana a visita é mais tranquila, vazia e sem as barraquinhas.
Cuidados: Por se tratar de um lugar com muita aglomeração e turistas desprevenidos tenha sempre cuidado com os seus pertences de valor, tenha cuidado com bolsas, celulares e carteiras e guarde-os de preferência dentro de uma doleira.
A feira de San Telmo funciona todos os domingos das 10h da manhã até as 17h da tarde.
– Assistir um Musical ou teatro na Av Corrientes
Buenos Aires entra para o hall das cidades com uma das maiores cenas teatrais do mundo, ela é responsável por gerar centenas de empregos e revelar grandes talentos no mundo das artes.
Conhecida como a Broadway Latina a Av Corrientes é famosa pelas suas luzes e seus diversos teatros que se espalham por toda a avenida. Tem opções para todos os gostos e bolsos.
Eu já visitei Buenos Aires algumas vezes e recomendo sempre buscar a agenda cultural da cidade e acompanhar o que está rolando de interessante. Eu tive a oportunidade de assistir a versão portenha de Mama Mia e adorei.
Mas nem tudo são flores dependendo da opção escolhida os ingressos acabam em minutos, foi o que aconteceu quando tentei comprar ingressos para assistir a Suzana Gimenez no Teatro, a Suzana é tipo a Hebe Camargo dos argentinos, todos amam sua irreverência e cabelos platinados.
Depois de assistir alguma peça na Avenida Corrientes e bater aquela fome a dica é visitar uma das pizzarias mais tradicionais da cidade a Pizzaria Güerrin que foi fundada em 1932 e funciona até hoje de 11h da manhã até 1h.
As pizzas da Güerrin são deliciosas e a arquitetura e a decoração antiga do lugar fazem você viajar no tempo.
Endereço: Avenida Corrientes 1368
E você já visitou Buenos Aires? Tem alguma dica especial? Deixe aqui suas dicas e dúvidas nos comentários.