Guayaquil está localizada a 420 quilômetros ao sul da capital do Equador Quito. O clima é completamente diferente, enquanto Quito é uma cidade mais fria por causa da altitude, Guayaquil é muito, muito quente e úmida e parece que tem um sol para cada pessoa.
A estação mais chuvosa e mais quente é de dezembro a abril e a estação menos quente e menos chuvosa vai de maio a novembro.
Então prepare uma roupa fresca, um protetor solar e uma garrafinha de água para visitar esses locais das dicas.
1.Malecón 2000
O Malecón 2000 é um grande calçadão de 3km de extensão as margens do Rio das Guayas, ele faz parte de um projeto de renovação urbana, em seu trajeto é possível visitar vários monumentos, prédios históricos e até um shopping center ( um ótimo lugar para tomar uma bebida e se refrescar no ar condicionado antes de continuar o passeio).
O Malecón 2000 é administrado pela Fundação Malecón, uma fundação privada sem fins lucrativos que é responsável pela conservação, administração e divulgação do local.
2. Torre dos Mouros
Localizada próxima do Malecón 2000 a Torre Morisca ou Torre del Reloj como é mais conhecida é uma torre com um relógio que começou a ser construída em agosto de 1930 e inaugurada em 24 de maio de 1931, mas a história do relógio é anterior a essa data, o relógio foi comprado na Inglaterra por um rico comerciante espanhol da época Don Manuel Antonio Lizarrága e inaugurado em outubro de 1842.
3. Roda Gigante ( La Perla de Guayaquil)
A Roda Gigante de Guayaquil é conhecida pelos equatorianos como La Perla de Guayaquil, localizada no extremo norte do Malecón essa roda gigante de 57 metros de altura, foi inaugurada em agosto 2015 e desde então se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, dela é possível ter uma vista linda de Guayaquil, do rio Guayas e do Farol do Cerro Santa Ana. O passeio dura aproximadamente 12 minutos.
Funciona de domingo a quinta das 10h ás 22h e sextas e sábados das 10h até meia noite.
http://laperladeguayaquil.com/
4. Cerro Santa Ana e o Farol
Prepare para pagar todos os seus pecados e subir os 444 degraus que antecedem o mirante onde está localizado o Farol de Guayaquil.
O Cerro Santana está localizado no bairro Las Peñas o famoso bairro de casinhas coloridas que já foi uma favela perigosa e com um projeto de reurbanização e pacificação se transformou no cartão postal da cidade.
Suba com calma e aproveite os barzinhos e lanchonetes no caminho para se hidratar por que você irá precisar.
Ao chegar ao topo você poderá visitar o Museu Naval, a Capela da Virgem de Las Mercedes, o farol , a bandeira do Equador gigante e apreciar uma linda vista da cidade e da roda gigante no Malecón.
Dica : Se você estiver saindo da roda gigante recomendo não ir caminhando a pé até o Cerro de Santa Ana, pegue um táxi e nunca esqueça de perguntar o valor antes para não ser surpreendido e desça do táxi na entrada onde começam as escadas para subir até o topo.
5. Praça das Iguanas
A Praça das Iguanas ou Parque Bolivar é uma praça muito famosa em Guayaquil onde a principal atração dela são as iguanas que ficam livres andando pela praça. É possível chegar bem próximo delas e fazer fotos engraçadas.
Eu explico mais detalhadamente sobre essa praça neste texto aqui:
E você já visitou Guayaquil? Conta pra gente nos comentários outros lugares imperdíveis da cidade.